quinta-feira, 3 de setembro de 2009

OFICINA 7 TP 4- Atividades desenvolvidas pelos cursistas

OFICINA 7 TP - 4ATIVIDADE

MEMORIAL
Escreva um texto narrativo em forma de memorialrelatando suas experiências com a leitura e a escrita.

A seguir algumas questões que poderão orientar a composição do seu texto:

a)Recorde como aconteceu seu primeiro contato com a escola.
b)como se deu sua alfabetização?
c)Qual era a concepção de leitura e de leitor que sustentava o método utilizado por seu professor(a)?
d)Você tinha acesso a livros?
e)Alguém leu histórias para vc?Quem?Como você se sentia nesses momentos?
f)Quais livros você se recorda de ter lido ou ouvido?
g) O que se lê atualmente na escola?
h) Para quem se escreve?
i)Na sua infancia, algum fato marcou seu gosto pela leitura? Qual?
j)atualmente, para quem se escreve?
l)Quando se escreve?
m)Em que condições, Leem-se e escreve-se na escola?


Abaixo, os MEMORIAIS produzidos pelos cursistas na oficina:


PROFESSORA:ROSILEI ALVES DE SOUZA
EEEFM "MIGRANTES"

COMO É BOM RECORDAR...

Minha família e eu morávamos num sítio a 6km da cidade, no Estado de Minas Gerais.Em virtude disso, fui alfabetizada já bem tarde aos nove anos de idade pois naquela época o acesso à escola não era tão fácil como hoje.
Dona Rita era o nome da minha professora e numa mesma sala estudavam alunos de 1ª a 4ª séries.
Reconheço que era difícil ministrar aulas para todas as séries juntas, mesmo assim ainda me lembro como se fosse hoje a primeira palavra que aprendi a ler: AÇUCAR.
Não me pergunte o motivo, o fato é que não gosto de doces.
Naquele tempo, não havia a a preocupação de incentivar a leitura seguida de reflexão e senso crítico. Fazíamos muitas cópias, cópias e mais cópias.
Aescola não tinha biblioteca, eu lia textos...todos os textos do livro didático mas quando criança, não me lembro de ter lido um livro inteiro.Mais tarde, um livro marcaria minhas memórias...O CRIME DO PADRE AMARO.
Hoje apesar de incentivos, nossos alunos também leem muito pouco.Estão mais envolvidos com orkut, msn e não dão tanta importância à leitura.
É tempo de incentivo à leitura e orientação sobre tamanha a importância que ela exerce em nossa vida.




PROFESSORA: SILMARA
EEEFM:FLORIZEL LAMEGO FERRARI

MEMORIAL

Sinceramente não me lembro detalhes ou quase nada da minha alfabetização.
Quando criança, lia a revista "Nosso Amiguinho" a qual recebia sempre em casa pois meus pais trabalhavam na editora.
O primeiro livro que me lembro de ter lido, foi "O PATINHO FEIO" que eu amava...e senti muito quando emprestei para uma coleguinha e ela levou-o embora, isso me deixou muito triste! Os livros que li foram muitos mas os que me marcaram foram: A Cabana do pai Tomás, Pollyanna, e Papai Pernilongo, este, eu guardo até hoje e na adolescencia o li várias vezes.No ensino fundamental, li vários Livros pois eu tinha uma professora de Língua Portuguesa que trabalhava e incentivava a leitura e foi assim que aprendi a gostar de ler.Eu lia tanto que chegava a ler 4 livros por mês, era sócia na Biblioteca Municipal.Lembro-me de minha mãe brigando comigo por ficar até altas horas com a luz acesa devorando os livros.
Hoje percebo que o incentivo à leitura continua, minha filha no 2º ano já traz livros para ler em casa e na sala dela tem um quadro de incentivo chamado " Quem lê mais".
Na escola Florizel, onde trabalho, também tenho incentivado a leitura e percebo que meus alunos estão desenvolvendo o hábito de ler.
Atualmente na escola, uma pequena parte dos alunos gostam de ler.Alguna só leem quando copiam do quadro, outros nem o necessário.Estes terão pouco para escrever no seu memorial.
Se nosssos alunos lessem mais com certeza teriam melhor desempenho em todas as áreas.