domingo, 14 de junho de 2009

RELATÓRIOS DAS OFICINAS REALIZADAS PELO GESTAR II EM MIRANTE DA SERRA.

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
REPRESENTAÇÃO / SEDUC / MIRANTE DA SERRA
SETOR PEDAGÓGICO / GESTAR II


RELATÓRIO DA REUNIÃO PARA INTRODUÇÃO DA TP I GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA – ANO 2008.

Devido ao fato de alguns professores cursista do GESTARII não terem participado do encontro de apresentação do Programa Gestar II, observamos a necessidade de reunir o grupo mais uma vez antes da primeira oficina, para que os mesmos pudessem estar tomando ciência sobre o funcionamento e atividades a serem desenvolvidas nos encontros. Neste momento estavam presentes professores que trabalham Língua Portuguesa e supervisores das escolas da rede Estadual e Municipal.
Aproveitamos também para distribuir o material para aqueles que ainda não haviam adquirido. Todos os cursistas Estaduais e Municipais receberam um kit composto por:
• Caderno;
• Lápis;
• Canetas;
• Borracha;
• Guia geral;
• TPs I, II, III (Módulo I).

Os assuntos tratados foram:
• Abertura com o slide motivacional – SEMENTES;
• Repasse dos principais tópicos do GUIA GERAL;
• Introdução aos assuntos que serão trabalhados na próxima oficina tais como: Variantes Lingüística – dialetos e registros;
• Língua e cultura;
• Norma culta;
• Texto Literário;
• Modalidades da Língua;
• Distribuição das atividades de casa (Avançando na Prática)
• Discussão do calendário de encontros.
• Encerramento da reunião.


RELATÓRIO SOBRE A OFICINA 1 - TP I GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA – 06/11/2008.

A Oficina I da TPI iniciou-se às treze horas na sala de reuniões da REN/SEDUC.
A formadora acolheu a todos e convidou-os para meditarem sobre o slide que seria apresentado como abertura, “ DEUS ESTÁ AQUI NESTE MOMENTO...” o qual também é um hino religioso. Em seguida motivados, os cursistas cantaram o hino.
O segundo passo foi o momento para rever os conteúdos estudados nas seções um e dois para esta socialização do conhecimento, foram preparados pela formadora, pequenos cartões em envelopes coloridos com frases para meditação espiritual nas costas dos quais estavam escritas às tarefas que cada grupo iria desenvolver. Ex:
• Comente sobre registro...
• Comente sobre variação lingüística...
• Comente o que é norma culta...
• Comente o grau de formalismo das variantes lingüísticas etc.

Cada grupo dividiu – se conforme as cores dos envelopes.
Após discussão os componentes se reuniram novamente para a socialização dos conhecimentos. Em seguida, foi o momento para a apresentação das atividades do avançando na prática. Cada professor apresentou o relatório sobre as atividades que desenvolveram com seus alunos dizendo como transcorreu e se foi útil ou não a experiência.

No quarto momento a formadora apresentou uma poesia falada sobre Carlos Drummond “ E agora José?” e comentou sobre o centenário de morte de Drummont e sua importância na literatura brasileira.Em seguida cada grupo se reuniu novamente para a leitura e realização das atividades sobre a crônica “ A OUTRA SENHORA” também de Carlos Drummond , após discussões em grupo novamente socialização de conhecimentos, seguida de avaliação final do encontro.


• seguem anexas, cópias da lista de presença, e das atividades desenvolvidas neste encontro.




RELATÓRIO SOBRE A OFICINA 2 - TP I GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA.
A 2ª oficina da TP 1, iniciou-se às treze horas do dia 30/04/2009, com o slide motivacional “O ferreiro” houve um momento para que cada participante pudesse dizer o que mais havia lhe tocado na mensagem, em seguida fez-se uma recapitulação dos assuntos estudados nas unidades 3 e 4 com a finalidade de socializar e retirar dúvidas que por ventura tivessem aparecido durante os estudos individuais. Neste momento os cursistas comentaram o que lhes havia chamado a atenção... como eles percebiam a aplicação daqueles conteúdos em sala ...quais as dificuldades para se trabalhar com textos etc.
Os assuntos discutidos foram:
O texto como centro das experiências no ensino da língua.
• O que é texto
• Por que trabalhar com textos
• Os pactos de leitura
A intertextualidade.
• O diálogo entre textos
• As várias formas de intertextualidade
• O ponto de vista
O terceiro momento da oficina foi a apresentação dos relatos sobre a aplicação do avançando na prática. Logo após, foi feita a leitura no grupo, do texto “A língua”.
A formadora motivou os cursistas a comentarem sobre como percebiam os recursos daquele texto interligando aos assuntos que estavam sendo estudados, dividiu-os em duplas e sugeriu que fizessem o plano de uma atividade de leitura relacionando - o com o assunto da unidade 4 (Intertextualidade)
Para finalizar, fez-se a avaliação da oficina, revendo quais eram os objetivos propostos e se haviam alcançado ou não.


*Segue em anexo as atividades desenvolvidas bem como lista de presença dos participantes.



RELATÓRIO SOBRE A OFICINA 5 - TP 3 GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA.
A oficina inicio-se às 8h00m no dia 12/06/2009 com um slide motivacional “Sempre duas escolhas”houve um momento para reflexão sobre o fato de que nós temos a opção de escolha sobre como deixaremos que os fatos do dia –a- dia nos afete.
Foi apresentado neste primeiro momento, pela formadora o objetivo da oficina.
Em seguida a formadora dividiu os cursistas em duplas para que os mesmos pudessem estar conversando sobre os assuntos estudados individualmente, retornando aos grande grupo, fez-se a socialização do conhecimento...questionando,comentando ...retirando dúvidas com o recurso de alguns slides sobre os temas.
Os assuntos discutidos foram:
Gêneros textuais
• O Conhecimento intuitivo de gêneros
• Gêneros textuais e competência sociocomunicativa
• Classificação de gêneros textuais
Trabalhando os gêneros textuais
• Gênero literário e não literário
• O gênero poético
• Uma subclassificação do gênero poético : o cordel
Após esta socialização aconteceu o momento em que os cursistas apresentaram o relatório das atividades do avançando na prática comentando quais foram os resultados, as dificuldades se o objetivo foi atingido ou não.
O próximo momento foi o estudo do poema “Poema tirado de uma notícia de jornal” foi sugerido aos cursistas, após discussão das várias possibilidades de realização deste texto, que elaborassem propostas de atividades de leitura, interpretação e produção de textos visando à análise caracterização e classificação dos gêneros textuais que este texto pode realizar.
Para finalizar a formadora distribuiu uma ficha para cada cusista e orientou-os a avaliarem a experiência ...se foi bom, se faltou algo, se os objetivos propostos foram atingidos e pediu que discutissem entre eles e sugerissem alterações e ajustes que eles achassem necessários pra que as próximas oficinas fossem mais produtivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário