quinta-feira, 18 de junho de 2009

relatórios dos cursistas sobre o avançando na prática realizado por eles em sala

Relatório - unidade 11
Oficina 6-TP-3

Professora Geni Ruiz Poltronieri – Escola Estadual Florizel Lamego Ferrari
Mirante da Serra - RO


Tipos textuais – Narração e Descrição

Na primeira parte iniciei com uma breve explicação sobre texto narrativo descritivo.
Apresentei um texto desse gênero, lemos comentamos, identificamos as partes narrativas e partes descritivas.
Dividi a sala em dois grupos elegemos um líder que iria descrever o objeto escolhido pelo grupo. Feito isso propus aos alunos que fizessem à descrição de um objeto de valor pessoal. Selecionamos, alguns e lemos para a sala.




RELATÓRIO AVANÇANDO NA PRÁTICA UNIDADE 11
Oficina 6 TP-3
Professora Sylmara Camargo Oliveira


Primeiramente lemos com os alunos os textos: O drama da geada, um trecho do conto Mariana, a intangível e fuga.Então discutimos tipos narrativos e descritivos para saberem a diferença entre eles.Fizemos a atividade conforme a sugestão dividindo a
classe em dois grupos um de meninos e o outro de meninas.Cada grupo escolhia um representante e um objeto para este representante descrever.Demos oportunidades para vários alunos participarem escolhendo o objeto e outros descrevendo. Os alunos gostaram muito da atividade e não queriam mais parar. Após esta parte cada aluno escolheu um objeto e o descreveu.
A atividade se encerrou quando alguns voluntários leram suas descrições para a turma advinhar de que objeto se tratava.Alguns casos foram identificados outros não.Creio que o objetivo da atividade de descrever um objeto foi conseguido.






OFICINA 5 TP 3 - RELATÓRIO DA ATIVIDADE AVANÇANDO NA PRÁTICA PÁGINA 31 PROFESSORA SYLMARA CAMARGO OLIVEIRA
Escola Estadual de Ensino Fundamental Florizel Lamego Ferrari

A atividade foi desenvolvida da seguinte maneira:
Primeiramente dividi a classe em grupos com quatro alunos e pedi que eles listassem varias definições para trabalho.
Encontrei uma dificuldade na hora dos grupos responderem, pois mais de um grupo respondia ao mesmo tempo o que dificultou pontuar os grupos. Sendo assim, pedi que cada representante dos grupos trouxesse uma definição para colocar no quadro, depois leram as demais definições para que a turma toda ouvisse.
Após a leitura cada grupo criou um texto sobre o assunto.
Quando fazemos um trabalho como este, podemos avaliar a capacidade e a criatividade dos alunos, vemos também as dificuldades que alguns têm, tanto para escrever como para apresentar por motivos de timidez. Creio que, embora na hora do jogo não tenhamos seguido os passos a risca, alcançamos
os objetivos e também os alunos foram levados a refletir sobre a importância do trabalho para o ser humano.


GESTAR II
TP 3 – Oficina 5

Professora Rosilei Alves de Souza
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio
“Migrantes”

Relatório
Aos quinze dias do mês de junho de 2009 foi realizado uma atividade de produção textual ( biografias ) com os alunos do 9º ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Migrantes.
Para a realização desta atividade pesquisei e levei para a sala de aula diversas bigrafias ( José de Alencar, Luis Inácio Lula da Silva ... )
Em sala lemos as biografias e alguns alunos comentaram sobre a importância deste tipo de texto. Percebi que várias informações, foram novas e que até entao eram desconhecidas por eles. ( Gostaram muito ).
Em seguida propus que cada um fizesse uma biografia, a própria ou de uma pessoa considerada especila para eles.
Como é de praxe, alguns não queriam escrever, mas no dia seguinte muitos deles trouxeram empolgados a produção feita.
Veja abaixo apenas duas.

Produções feitas pelos alunos ( Biografias )

Sidiney Barbosa Gonçalves.

Sidiney Barbosa Gonçalves nasceu 30/01/1972 em Cáceres- MT.
Na infância morava com os pais e irmãos. Estudou apenas até a 4ª série do Ensino Fundamental porque nao teve condiçoes de dar continuidade aos estudos. (motivos diversos ) precisava trabalahar...Ele e toda a família eram lavradores.
Sidiney veio pra Rondônia com seus pais quando a cidade era pura mata.Morava na linha 64. Sidiney com muita dedicação e esforço fez cursos de cabeleireiro e hoje tem um ponto ( salão ) e trabalha com muito esforço. Ele tem também uma casa em Mirante da Serra – RO, pai de três filhos, dois moram com ele e um com a ex. Mulher dele, atualmente está solteiro.
Tem dois empregos, diurno: cabeleireiro. Noturno: guarda. E assim leva a vida cantando e feliz.

Rosilei Alves de Souza Ferreira


Rosilei Alves de Souza Ferreira, nasceu em Santa Rita do Ituêto, Minas Gerais no dia 06/07/1971. Nesse lugar estudou até a 5ª série do Ensino Fundamentao. Começou seus estudos (1ª série ) tarde aos 9 anos.
Mudou-se para Espírito Santo, Mantenópolis. Morou nesta cidade 3 anos, vindo posteriormente para Mirante da Serra Rondônia. Em 1992 iniciou o 1º ano . Terminou o magistério em 1994. Foi contratada pelo Governo do Estado de Rondônia ( contrato emergencial ) .Cursou de Letras pela Universidade Federal do Estado de Rondônia ( UNIR ). Fez pós-graduação em Gestao Escolar ( FACIMED de Cacoal / Ro ). Participou também de varios cursos: Empreendedorismo, PCNs, Libras...Atualmente está participando do Gestar de Língua Portuguesa e trabalha numa Escola pública ministrando aulas de Português.
Leva uma vida simples, é casada e tem dois filhos.




RELATÓRIO DA OFICINA 5 – TP3
Nova união, 17 de junho de 2009.

Eliamagda Sangi dos Santos
Lucimara Bis Bastos
Mariza Simioni

Após nos reunirmos para realizar grupo de estudos sobre a TP3, saímos com a incumbência de realizar atividade relativas ao estudo de “Gêneros Textuais”, onde eu, Eliamagda Sangi dos Santos, a diretora da escola Lucimara Bis Bastos e a orientadora educacional Mariza Simioni, que também são cursistas do GESTAR, escolhemos a atividade proposta AVANÇANDO NA PRÁTICA , da página 41, TP3.
Logo que definimos a atividade a ser realizada (fábulas), definimos os objetivos a serem alcançados, ficando assim estabelecido que, ao final da atividade, os alunos deveriam ser capazes de:
• Conceituar gêneros textuais;
• Identificar os gêneros textuais mais utilizados em seu dia a dia;
• Identificar os elementos que compõe uma fábula;
• Reconhecer a fábula como exemplo de gênero textual;
• Perceber quer os gêneros textuais podem ser apresentados de diversas formas;
• Refletir sobre seus conhecimentos prévios;
• Refletir e construir sua própria conclusão (moral) das fábulas.
Objetivos definidos partimos para a prática, onde aplicamos a atividade no 7º e 9º ano, dando diretrizes aos alunos para que pudéssemos alcançar os objetivos a que nos propusemos. Espera-se que foram alcançados com sucesso.
Durante o planejamento e execução das atividades, não encontramos nenhuma dificuldade em relação à parte teórica/prática.



RELATÓRIO AVANÇANDO NA PRÁTICA – OFICINA 5-TP3 UNIDADES 09/10 Professor Daniel Paulo Cabrera

As atividades foram dinamicas com participação efetiva de todos os alunos.

1- Começando com conceito, origem e histórico da literarura de cordel, suas características ao se tratar do genêro e temas venturas e desventuras, muito difundido na região nordestina, carcteizando uma literatura que aos poucos foi se perdendo espaço no correr dos anos modernos. Mas que por ter um vínculo com oralidade traz lições, humor e chama atenção pela valorização dasonoridade das rimas e dos versos.

2-Após a formação de grupos de até quatro pessoas foi entregue uma cópia do texto JUSTIÇA DO TRABALHO – UMA JUSTIÇA POPULAR ( Antonio Klévisson Viana ). foi feita a leitura e assinalada a sonoridade e rimas dentro do texto.

3-Os grupos copiaram um questionário com 06 perguntas sugestivas baseadas na proposta do texto da página 80 TP3, com objetivo de interpretação de texto e interação com os assuntos e temas relacionados: trabalho, justiça, escravidão, direitos, cidadania,crenças e outros temas tranversais.

4-Surgiram algumas dúvidas acercas o que seria interlocutores, sapiência, pasta de trabalho... o que favoreceu o uso do dicionário e o enriquecimento do vocabulário. E também a timidez de alguns de participar na apresentação do texto no segundo momento, mas o grupo foi dado autonomia para escolher, ou dividir o texto para leitura em sala.

5-Após as atividades em grupo foi sugerida aos grupos treinarem a leitura para uma apresentação para a classe sendo feita em forma de sorteio, o que "obriga" a todos de certa forma, fazer uma releitura e treino da sonoridade dos versos.

6-Ao final da aula os grupos em sua maioria conseguiram concluir o questionário com bom aproveitamento, ficando proposto que em uma segunda aula, haveria de setrabalhar a oralidade com a apresentação em forma de leitura, sendo assim, combinados em avaliá-los acrescentando 2 pontos ao atender com sucesso as duas propostas. Questionário respondido e entregue e apresentação exposição da leitura do texto pelos alunos em forma oral.

7-Ao avaliar essa aula sinto satisfeito ao tornar os objetivos possíveis de todos os alunos desenvolverem na execução final desse trabalho com literatura de cordel, foi possível trabalhar temas relacionados a ética do trabalho bem como ao despertar para a reflexão de que somos responsáveis pelos nossos atos, tanto o direito legal, quanto as deveres constituidos.
Sem deixar de lado o humor e a alegria que o texto proporcionou.




Atividade TP3 Unidade 9
Relatório do Avançando na prática


Alunos do 8ª ano C
Escola Estadual de Ensino Fundamental
e Médio "Migrantes"
Professora: Geni Poltronieri


Inicialmente a sala foi organizada em grupos com números pares.
Entreguei a eles o texto (que era o verbete sobre trabalho) procurei trabalhar todas as possibilidades acatando sugestões dos alunos.
Dividi as tarefas explicando que toda vez que eu dissesse “trabalho” aquele que levantasse primeiro a mão ia ao quadro e escreveria a definição do seu grupo e se esta estivesse certa, o grupo ganharia um ponto e assim sucessivamente. Os grupos escolheram um porta voz e um representante para ir ao quadro.
Terminado o jogo exploramos as definições que apareceram, fizemos comparações e colocações em frases.
Para finalizar, sugeri aos alunos que produzissem um texto a partir das definições que surgiram com o tema trabalho.

Dificuldades encontradas: Organização dos alunos
Solução: Dei-lhes responsabilidades dentro do grupo.
Pontos positivos: Novos conhecimentos e melhor interação dos alunos na sala de aula





Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio
Maria Goretti

Nova União, 16 de junho de 2009.
Leia da Silva Pereira Braum


RELATÓRIO DO AVANÇANDO NA PRÁTICA – TP3 - UNIDADE 10
O Cordel

As quatro classes corajosas:
Vaqueiro, agricultor,soldado e pescador

Para trabalhar esta referida atividade, o meu planejamento foi através de várias leituras do texto, preparei xérox do mesmo para todos os alunos e além da discussão oral, também preparei atividades tipo interpretações escritas.
Não encontrei dificuldades na preparação da atividade nem na aplicação da mesma, embora a maior parte dos alunos não dominavam, ou não se lembravam de texto de cordel. Percebendo a preocupação dos alunos, fiz uma breve explicação aproveitando as informações apresentadas nesta TP, citei exemplos de textos, discutimos oralmente e houve assim um entusiasmo entre a turma.
Creio que os resultados poderiam ter sido melhor se os alunos já tivessem uma familiaridade com estes tipos de textos, mas também houve resultados positivos pelo tema do texto proposto que aborda fatos da realidade dos mesmos, por exemplo, o vaqueiro, o agricultor e o pescador.
Percebi que em relação aos personagens da história, houve muitas dúvidas e nenhum aluno apontou o narrador como personagem.
Quanto ao objetivo, alcancei parcialmente, pois a maioria dos alunos respondeu às atividades através de suas próprias conclusões de forma pessoal.




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